Há algum tempo atrás, andando pelas ruas, vi um anúncio da Super-via que dizia: " A Super-Via leva você a lugares incríveis, o Pico da Coragem em Japeri é um deles". Tão logo tive um tempo, fui para a internet e procurei informações sobre o local. É um belo mirante natural, que atinge 530 mts em sua parte mais elevada, muito procurado pelo pessoal da Asa Delta e Parapente. O local conta com 2 rampas, sendo 1 natural. E foi através de um site sobre voo livre (Guia 4 ventos Brasil) que consegui informações a respeito do local de acesso para a trilha. "Fui" para o Google Earth e constatei que o inicio da trilha era relativamente próximo a estação de trens de Japeri.
Em um dia de semana, na parte da tarde, resolvi "sondar" o local. Peguei um trem até Japeri, caminhei até o local previamente observado via satélite, e comecei a colher informações com os moradores, em um ponto todos foram unanimes: "É um caminhada bastante pesada" e que na verdade a trilha era uma estrada de pedra, em alguns trechos, larga o suficiente para passar 2 carros ao mesmo tempo. Resolvi subir um pouco para ver como era. Subi, conversei com mais alguns moradores a respeito da segurança do local: Tranquilo sem registro de assaltos ou coisas do gênero. E resolvi marcar a volta para o sábado ou domingo seguinte.
 |
| Início da trilha a o Pico da Coragem |
No domingo, 07 de julho de 2011, acordei bem cedo e parti para Japeri, por volta de 9:30 hrs, iniciei a subida. No princípio a estrada segue praticamente plana, sendo margeada por pequenos sítios, após cerca de 30 minutos de caminhada, chegamos a uma porteira, a qual devemos abrir e fechar. Apos cruzarmos a porteira, começamos a ouvir o barulho de água, é o Rio da Saudade, que neste ponto corre paralelo a estradinha. Mais alguns metros a frente viramos a direita e iniciamos uma subida mais ingrime, em compensação somos contemplados com uma bela vista da cidade de Japeri, cortada pelo Rio Guandu.
 |
| Japeri |
 |
| Rio Guandu |
Continuando a nossa caminhada, seguimos agora por um vale "surreal", sempre em subida constante.
 |
| O vale "surreal" |
 |
| Ainda no vale |
Após o vale, chegamos a 2 grandes torres de energia, de onde passamos a visualizar também a zona rural de Japeri e parte da Serra do Tinguá.
 |
| Chegando as grandes torres |
 |
| As grandes torres |
 |
| Zona rural de Japeri |
 |
| Ao Fundo a serra do Tinguá |
 |
| Zona rural de Japeri |
Depois de passarmos pelas torres, chegamos a parte mais ingrime da trilha, uma p... ladeira, e em cerca de 30 minutos, avistamos a primeira rampa para saltos, situada a 455 mts do nível do mar.
 |
| A rampa - 455 mts do nível do mar |
 |
| Chegando a Rampa Leste - O Pico da Coragem |
 |
| Visual do Pico da Coragem - Ao fundo a codilheira de montanhas da Serra do Mar |
 |
| Sequencia de morros do Pico da Coragem, parte da Serra do Tinguá (Jaceruba) |
 |
| Ao fundo a Serra do Tinguá |
 |
| Visual do Pico da Coragem - Zona rural de Japeri |
 |
| Visual do Pico da Coragem - Zona rural de Japeri |
 |
| Placa informativa |
Após alguns minutos de contemplação solitária, chegou a galera do Parapente, animada com as condições do vento, que segundo eles estava favorável a decolagem. Papo vem- papo vai, e não é que um deles me convidou para um voo-duplo, convite de pronto recusado rsrsrs. Quem sabe um dia ...
Depois da última decolagem, resolvi iniciar a volta, pois já passava de 1 da tarde (também conhecida como 13 hrs), ao retornar a primeira rampa constatei que diferentemente do momento da subida agora ela estava cheia de pessoas.
 |
| Galera do voo |
 |
| Galera do voo |
 |
| Galera do voo |
Na descida enquanto fazia mais alguma fotos, aproveitando a bela tarde de inverno, presenciei uma cena no mínimo engraçada: Um pick-up D-20, vinha subindo e em uma determinada ladeira, o carro simplesmente não conseguiu subir, voltou de ré, o motorista ainda tentou mais uma ou duas vezes, sem exito. Nisso comecei a ouvir, ao longe, um barulho de motor, que se aproximava. Alguns minutos depois, pude avistar uma velha VW Variant azul fabricada na década de 80, que se aproximou e passou de passagem pela pick-up subindo o ladeirão tranquilamente. A "velhinha" "tirou onda" kkkkkk.
Gostou ???? Quer ir ??? Entre em contato. A gente combina.