segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reserva Biológica Poço das Antas

Fala galera !!!!!!!!!!!

Nesta postagem reproduziremos a entrevista exclusiva com Gustavo Luna responsável pela Reserva Biológica de Poço das Antas em Silva Jardim, no norte do estado do Rio.


Gustavo Luna - Rio São João - Reserva de Poço das Antas
Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão que administra todas as Unidades de Conservação federais do país. Gustavo Luna Trabalhou de 2002 até 2007 na Reserva União em Rio das Ostras - RJ, onde no mesmo ano transferiu-se para a Rebio de Poço das Antas.Tornando-se o responsável por toda a área desde 2010.
RMM Trilhas - Fale um pouco pra nós sobre a reserva e o trabalho desenvolvido nela.

Gustavo Luna - Poço das Antas foi a primeira Reserva Biológica criada no país, em 1974, em uma época em que pouco se preocupava com o meio ambiente. Ela foi criada especificamente para resguardar o ecossistema de mata atlântica costeira, proteger a fauna nativa e preservar espécies ameaçadas de extinção, entre elas a borboleta da praia (Parides ascanius) preguiça de coleira (Bradypus torquatus) e o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia).

Poço das Antas - Fotos Mehgan Murphy
 A Reserva está toda inserida no município de Silva Jardim, na região de baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 120 Km da capital, e possui uma área de 5.000 hectares, sendo o maior remanescente de Mata Atlântica de Baixada do estado.
Poço das Antas - Fotos Mehgan Murphy
RMM Trilhas - Quais as atividades desenvolvidas na Reserva? 

Gustavo Luna - Grande parte do nosso tempo e recurso é gasto na proteção da Unidade. Isso engloba principalmente o combate a caça, a desmatamentos e a incêndios florestais, tanto na Reserva quanto em seu entorno. Acompanhamos e monitoramos ainda as pesquisas que são desenvolvidas por Universidades e centros de pesquisa, trabalhamos com Educação Ambiental em parceria com a Associação Mico-leão-dourado, atendemos demandas de vistorias e informações do Ministério Público e da Justiça, participamos de diversas reuniões nas cidades próximas (principalmente nos conselhos de meio ambiente) e fazemos a administração geral da Reserva como manutenção de equipamentos, viaturas e prédios.
Poço das Antas - Fotos Mehgan Murphy
Vale esclarecer que as Reservas Biológicas, diferentemente dos Parques Nacionais, não possibilitam a visitação com fins recreativos. Contudo a visitação com fins educacionais é permitida desde que realizada de forma organizada, pré-agendada e acompanhada permanentemente.



RMM Trilhas - Uma curiosidade. Porque Poço das Antas, sabe nos dizer a origem deste nome?

Gustavo Luna - O nome da Reserva tem origem em uma das três propriedades que foram desapropriadas para sua constituição, a Fazenda Poço d’anta, localizada à margem do Rio São João. nesta fazenda havia uma estação ferroviária e uma pequena comunidade que levavam o mesmo nome. Este nome está sim relacionado a existência de antas há muito tempo na região. Moradores antigos já relataram que na área ocorria este animal, que é o maior mamífero terrestre das Américas e que já foi extinto localmente há muito tempo.

RMM Trilhas - Atualmente quais as principais ameaças a reserva?

Gustavo Luna - Atualmente temos 2 grandes ameaças: os incêndios florestais e a caça: Os incêndios têm sua origem nas propriedades vizinhas e adentram a REBIO, principalmente na área em que essa faz limite com o acampamento de reforma agrária conhecido como Sebastião Lan II. Estes incêndios têm origem no cultivo da terra, utilizando o fogo para limpeza da pastagem, ou nas atividades de lazer de pessoas que usam a área para tomar banho de rio e fazer churrasco, que ao irem embora não tomam o cuidado necessário para apagar o fogo feito. A caça é praticada ilegalmente na REBIO por moradores das diversas comunidades que temos no entorno que pertencem aos municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Araruama. Essa caça que teve origem em aspectos culturais e de subsistência atualmente é feita principalmente para abastecer o comercio ilegal de carne de caça. Os principais animais abatidos são pacas, capivaras e tatus, mas temos histórico de caça também de jacarés, lagartos, cobras, quatis e diversas aves. Para tentar prevenir e combater os incêndios o ICMBio contrata anualmente por seis meses uma brigada de prevenção e combate aos incêndios florestais composta por 14 homens. Já com relação ao combate a caça a equipe de fiscais da REBIO é composta por apenas dois fiscais que esporadicamente contam com o apoio da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, com o Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente e com a Polícia Militar de Silva Jardim.


Combate a incêndio dentro do Parque de Poço das Antas - Foto: Gustavo Luna
RMM Trilhas - Como esta situação do mico leão, ele ainda se encontra, ameaçado de extinção?

Gustavo Luna - O Mico-leão foi o único primata no mundo que melhorou de status de conservação... Ele era considerado criticamente ameaçado de extinção e atualmente é considerado ameaçado.
Isso quer dizer que devido aos esforços feitos ele está quase salvo, mas há muito a fazer ainda.
No início dos trabalhos estimava-se que existiam aproximadamente 200 micos na natureza, atualmente são quase 2000.
Micos Leão - Foto Wigold Schaffen
Micos Leão -  Fotos Mehgan Murphy

Micos Leão -  Fotos Mehgan Murphy
RMM Trilhas - Voltando as antas rsrs. Quer dizer que em Poço das Antas não existem antas!? Gustavo Luna - Não.
RMM Trilhas - Existe algum projeto para reintroduzir a anta na Rebio?
Gustavo Luna - Teve um pesquisador q elaborou um projeto com essa proposta a pouco tempo. Não sei o andamento da licença dele mas o projeto não começou. Não sei se vai rolar por causa do problema de caça, não adianta reintroduzir se não acabar com a caça.
Antas - O maior mamífero da America do sul, exterminado devido a caça na área da reserva
RMM Trilhas - Existe alguma possibilidade de aumento de efetivo policial visando combater a caça e a identificação e punição dos responsáveis pelos incêndios dentro da reserva ?
Gustavo Luna - Não há nenhuma expectativa de se conseguir aumento no efetivo de servidores para a REBIO. Para as atividades de fiscalização contamos esporadicamente com o apoio da guarda ambiental de casimiro de Abreu e com a Unidade de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (antigo Batalhão Florestal). Desde 2010 não temos incêndios no interior da REBIO então se quando ocorrer o próximo não sei com quem poderemos efetivamente contar para o combate, mas os bombeiros sempre nos ajudam.
Combate a incêndio dentro do Parque de Poço das Antas - Foto: Rafael Puglianeto
RMM Trilhas - Se realmente se confirmar o 2º corte do ano no orçamento do ICMRebio, como fica na pratica a situação da Rebio Poço das antas ?
Gustavo Luna - Os cortes já atingiram a REBIO, para você ter uma ideia desde o final do ano passado estamos sem contrato de limpeza interna, mês passado cortaram 50% do contrato de vigilância patrimonial e estamos sem conseguir fazer manutenção nos veículos. A situação está complicada, mas estamos conseguindo levar as atividades obrigatórias, principalmente na proteção da UC contra incêndios e caça.
Ouriço cacheiro -  Fotos Mehgan Murphy
RMM Trilhas - Gustavo A RMM TRILHAS lhe agrade, e muito, por esta esclarecedora entrevista.
Gustavo Luna - Obrigado você pela oportunidade de apresentar nosso trabalho Renato. Precisando estamos por aqui.
A seta verde no mapa abaixo, indica a área da Reserva.