Fala galera !!!
Quem faz trilha, vai a feira agropecuária, ou até mesmo faz um piquenique em gramados de parques públicos, deve ficar atento, especialmente nestes meses de outono e inverno com os carrapatos-estrela. Estes, muitas vezes, quase imperceptíveis parasitas, além de incomodar com suas picadas, transmitem doenças que podem levar até mesmo a morte !!!!
|
Carrapato-estrela |
A fêmea costuma colocar muitos ovos de onde milhares de carrapatinhos saem a procura de animais para alimentar-se.
|
Fêmea do Carrapato-estrela |
No caso das trilhas, principalmente as que tem a presença de vacas e cavalos, centenas deles se concentram em pontas de galhos ou pequenas plantas e quando algum animal ou até mesmo o ser-humano, encosta-se no local aproveitam para espalhar-se, em uma velocidade incrível, pelo corpo, no caso dos humanos procuram logo as partes cobertas por roupas ou pelos.
|
Milhares de carrapatinhos |
Sua picada coça bastante e fica inflamada por vários dias. E, caso o carrapato esteja infectado, pode transmitir a Febre Maculosa, que se não tratada pode levar a té mesmo a morte.
|
Lesões causadas pela picada do Carrapato-estrela |
Sintomas
A pessoa infectada pode desenvolver sintomas de 2 a 14 dias após a picada.
A febre pode ser de moderada a alta, chegando a 40 graus. Pode durar de 2 a 3 semanas. Além da febre as pessoas doentes apresentam for de cabeça, dor no corpo, calafrios e edema nos olhos.
No inicio pode aparecer a mácula, que são lesões de pele. Aparecendo primeiro nos punhos e tornozelos, depois evoluem para o tronco, face, mãos e pés. Após o terceiro dia, estas lesões ficam com uma coloração mais forte.
A doença pode evoluir para cura espontânea em 3 semanas. Porém nas formas mais graves, as lesões de pele são mais hemorrágicas podendo até ocorrer áreas de necrose nos dedos, nas orelhas, no palato mole e nos genitais. Podem ser acompanhados de sangramento de gengivas, do nariz, vômitos e tosse seca intensa. Os casos que necessitam de internação hospitalar são aqueles em que há um comprometimento sistêmico com pressão baixa, sangramento digestivo, desidratação e insuficiência ventilatória.
É importante ressaltar que muitas pessoas podem ter esta infecção sem ou quase nenhuma lesão de pele ficando o diagnóstico muito difícil.
A mortalidade pode chegar até 20% dos casos diagnosticados.
|
Lesões de pele causadas pela picada do carrapato contaminado. |
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico de certeza se faz através de exames laboratorial do sangue do doente, através de sorologia e cultura.
A maioria das pessoas tem um curso benigno que necessita só de medicações sintomáticas como analgésicos, antitérmicos, hidratação oral e repouso. Estima-se que estas pessoas não chegam a procurar atendimento médico e a infecção tem uma resolução espontânea em algumas semanas. Os casos mais graves, quando diagnosticados, devem receber antibióticos específicos e medidas de suporte, muitas vezes necessitando até de tratamento intensivo.
Prevenção
- Evitar contato com animais domésticos e silvestres em regiões reconhecidamente de alta incidência da doença. (áreas rurais)
- Se for necessário entrar em contato com animais vistoriar o corpo de 3 em 3 horas já que o carrapato necessita ficar aderido por mais de 4 horas para transmitir a infecção.
- Se necessitar andar em locais de vegetação alta, usar calças compridas e botas.
- Não esmagar o carrapato, já que a bactéria pode entrar em algum ferimento do homem.
- Usar carrapaticida em animais domésticos com a freqüência recomendada.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A FEBRE MACULOSA SOMENTE É TRANSMITIDA CASO O CARRAPATO ESTEJA PORTANDO A BACTÉRIA.
É isso galera, espero que esta postagem tenha sido útil a todos e se possível divulguem.
Obrigada pelas informações. Fiz trilha há uma semana e meu filho voltou com carrapatos que só notei no dia seguinte. Até agora está tudo bem com ele.
ResponderExcluirEu tamabe fui fazer e só no dia seguinte vi um micro carrapato na perna, estou com medo pois ficou inflamado.
ResponderExcluirParabens pela nota super importante
ResponderExcluirÓtima explicação👏👏
ResponderExcluir