quarta-feira, 1 de maio de 2013

A trilha para a Pedra da Gávea.

Esta é sem duvida a trilha mais fascinante que se tem para fazer aqui no Rio. Além de ser  muito bonita, com visual único, a trilha tem diversos trechos de escalaminhada (subida com o apoio das mãos) e a  famosa e temida carrasqueira, uma escalada grau 1 (não necessita de equipamentos), por um paredão rochoso de 30m onde muita gente boa, literalmente trava.

Isso sem falar das inúmeras historias de quedas, pessoas perdidas e mortes, pois é na Pedra da Gávea onde ocorrem maior parte dos acidentes registrados em trilhas em todo o Brasil !!!!!!!

E se não bastasse isso tudo, tem ainda todo o mistério que envolve a trilha. Como a face do Imperador, desenhos rupestres no alto da montanha, inscrições na rocha supostamente deixada por Fenícios, avistamento de O.V.N.I.s e lendas, muitas lendas, dentre elas a existência de uma escadaria que liga uma caverna na parte submersa ao topo da montanha, e a que diversas pessoas que no meio da trilha perdem os sentidos e acordam posteriormente no alto da montanha.

Lendas e mistérios a parte, fui buscar na internet mais informações sobre o caminho propriamente dito. Uma trilha descrita como pesada e perigosa, porem bem demarcada. Vi vídeos sobre a carrasqueira, li relatos em blogs, dentre eles o de uma doída que resolveu subir a trilha a tarde e  passou parte da noite perdida. E a triste historia da jovem alpinista Marizel ocorrida na década de 70, sobre a qual eu recomendo uma lida  http://www.guanabara.org.br/marizel/marizel.pdf.

Diante de tudo que vi. resolvi fazer o seguinte: subiria até a base da carrasqueira e se lá encontrasse alguém que me desse uma bola (ajuda), subiria a carrasqueira e continuaria a caminhada, caso contrario retornaria dali.

A misteriosa Pedra da Gávea, vista da Pedra Bonita
Pedra da Gávea vista do Pico da Tijuca.

E com este pensamento, programei a caminhada para um sábado, 31 de outubro de 2009, não da para negar. É uma trilha diferente. Na noite anterior, após arrumar a mochila, fui dormir com um sentimento de ansiedade maior que o de costume, nas noites que antecedem as caminhadas.

Por volta, das 7 h da manha, estava em frente a placa informativa sobre a trilha e iniciei a caminhada pela estrada de pedras feitas por escravos de antigas Fazendas da região nos seculos XVIII e XIX.

A trilha era tudo aquilo que eu esperava, bela e pesada (bastante íngreme), com uma vegetação bastante rica  com a presença de vários bichos, dentre eles muitos pássaros. Logo no inicio da caminhada passei pelo rio Sorimã, onde avistei uma bela cachoeira, a qual eu decidi visita-la na volta.
Rio Sorimã.
Com cerca de uma hora de caminhada, sempre seguindo as setas amarelas, hora pintadas em pedras hora em tronco de arvores, cheguei a Gruta do Navio, uma gigantesca rocha de onde se tem o primeiro mirante com vista de parte da Barra da Tijuca.

As setas amarelas que marcam o caminho
Gruta do Navio
Visual de cima da gruta
Com mais meia hora de caminhada, cheguei a um local chamado de Praça da Bandeira, a partir desta parte a trilha passa a ficar exposta, sem a proteção da sombra das arvores. Em compensação fui blindado com a primeira vista da Face do Imperador e uma visual incrível da Barra da Tijuca e Pedra Bonita.

Praça da Bandeira
A Pedra Bonita
A cabeça do Imperador
Praia e Lagoas da Barra da Tijuca
Barra da Tijuca
Resolvi descansar um pouco, pelos meus cálculos o início da carrasqueira deveria estar próximo, e nada de encontrar pessoas subindo. Apenas grupos descendo após passarem a noite na montanha. Quando me preparava para retomar a caminhada, ouvi vozes que se aproximavam. Eram 2 rapazes que animadamente subiam a trilha.
- Bom dia!!
- Bom dia !!! - Disseram os dois quase ao mesmo tempo.
- Sabe dizer se a carrasqueira esta muito molhada ??? - Perguntou-me um deles achando que eu estava retornando.
Expliquei-lhes que estava subindo e que estava procurando por pessoas que me orientassem na subida da carrasqueira. Prontamente eles se colocaram a minha disposição. E a partir desse trecho passei a caminhar com os dois. Para em alguns minutos chegar a base da famosa carrasqueira.
A base da Carrasqueira
Após respirar fundo, decidi iniciar a subida. E não é que os caras conheciam literalmente o caminho das pedras.
- Segura nesta pedra.
- Coloca o pé aqui.
- Se apoia aqui.
E assim com a ajuda dos dois venci tranquilamente a temida carrasqueira. Pena que não lembre mais o nome  deles, nem tenha pego o tel. ou email para manter contato...

Na carrasqueira
Quando terminei a carrasqueira e cheguei no trecho em que ou se seque para a escalada da travessia dos olhos ou segue-se pela trilha para o topo da montanha. Lembrei-me de Marizel ...
A partir desse trecho a trilha segue contornado a montanha, por um incrível e fascinante penhasco.

Local de acesso a Travessia dos olhos
Trilha contornando o penhasco
Apos contornarmos o penhasco e vencermos mais um trecho de escalaminhada, finalmente chegamos ao topo da montanha, um belo e maravilhoso platô de onde se tem um visual estonteante.

Quando nos preparávamos atravessar a garganta do diabo e acessar a parte mais alta da montanha, a cabeça do Imperador. O vento úmido vindo do mar, trouxe muitas nuvens, que rapidamente cobriram a pedra mudando totalmente o tempo. Resultado: Não se enxergava mais nada.

A Garganta do Diabo, penhasco que une o grande platô a parte mais alta a  Cabeça do Imperador.
O tempo fechou e continuou assim, o jeito foi voltar, sem fotografar o belo visual da parte mais alta da Pedra da Gávea.
Galera retornando da Cabeça do Imperador

Começamos a descer, e pouco antes de chegarmos a carrasqueira, começou a cair uma chuva fina. O que só fez aumentar minha tensão, afinal descer a carrasqueira já era preocupante, com chuva então...

Esperamos um grupo de mais de 20 pessoas que subiam, para só então iniciarmos a descida.

- Segura nesta pedra.

- Coloca o pé aqui.
- Se apoia aqui.

Mais uma vez a ajuda dos amigos foi fundamental, para vencer a carrasqueira...

Porém, quando estávamos no meio da carrasqueira,  notamos um pouco abaixo de nós; uma garota, que não conseguia subir, tampouco retornar. Nos aproximamos dela. E para nossa surpresa ela estava com o grupo que subira um pouco antes... Isso mesmo o pessoal subiu e simplesmente abandonou a menina no meio da carrasqueira !!!! Mui amigos !!!!

A seta indica a garota esquecida na Carrasqueira
Ajudamos a descer e ela resolveu retornar conosco. Era uma baixinha linda, de cabelos encacheados, que adorava fazer trilhas... Falou-me da janela do Céu em Minas e de outras trilhas que já havia feito. Era uma menina legal. O nome pra variar não lembro... rsrsrs

Na parte mais baixa da trilha não estava chovendo. Resolvi descer fazendo fotos e os rapazes e a menina resolveram se adiantar e descer mais rápido. Valeu amigos voces foram 10.

E assim foi... Desci fazendo mais algumas fotos e conforme havia planejado, fiz uma visita a cachoeira do Rio Sorimã, para fechar esta bela caminhada.

Rio Sorimã

Ruínas de antigas construções da época do império

Ruínas de antigas construções da época do impérior