Seguindo a nossa série de postagens sobre as praias selvagens do Rio, descreveremos hoje como chegar a mais famosa destas praias. A Praia do Meio.
A belíssima Praia do Meio |
A Praia do Meio vista da trilha de acesso. |
A trilha.
Seguir pela Estrada Roberto Burle Marx, após passar pela Praia da Barra de Guaratiba e pela escadaria, de onde já se tem um belo visual, devemos virar a esquerda e subir até o final da rua a trilha inicia-se a direita de um bar . No inicio existem alguma casas, que logo ficam para trás com 1 ou 2 minutos de caminhada, até entrarmos na trilha propriamente dita.
A trilha é bem demarcada e segue serpenteando pela encosta do morro, ora subindo ora
Por ser uma trilha que vai beirando a encosta do morro, em diversos pontos se tem belos visuais para se admirar e fotografar.
Com mais 10 minutos, chegamos a um pequeno riacho que cruza a trilha. No local colocaram um cano e é possível e aconselhável pegar água, já que na praia a água não é potável.
Foto feita do final da escadaria |
O Inicio da trilha |
descendo, praticamente sem bifurcações, a exceção de algumas trilhas a direita que levam para as pedras, muito utilizadas por pescadores. Não recomendo acessar essas trilhas pois são bastante escorregadias e passam por penhascos e barrancos de onde uma queda pode ser fatal.
Por ser uma trilha que vai beirando a encosta do morro, em diversos pontos se tem belos visuais para se admirar e fotografar.
Com cerca de 15 minutos de caminhada, chega-se a uma das trilhas a direita. Esta porem. vale a pena entrar e avanças alguns metros, pois dela se tem uma bela vista da Ilha Rasa de Guaratiba (a ilha do farol) e da Pedra da Tartaruga.
A ilha rasa de Guaratiba |
A Pedra da Tartaruga |
A água que vem do cano é limpa e própria para o consumo. Porem, as pessoas que acampam ou pescam nas praias próximas, usam o local para lavar seus utensílios deixando muito lixo no local, que vão desde restos de comida atá fraldas descartáveis e absorventes. SIMPLESMENTE LAMENTÁVEL.
Seguindo a nossa caminhada, chegamos a parte onde trilha se divide. Se seguirmos em frente iremos em direção a Praia do Meio. Que é a trilha correta para esta aventura. Com mais 100 m de caminhada chegaremos a uma parte de descida, muito escorregadia, onde deveremos ter bastante atenção. Vencido este obstaculo chegaremos a uma parte plana em meio a rochas um local muito bonito, para enfim acessarmos a ultima parte da trilha, uma descida onde mais uma vez a atenção é fundamental, para não escorregar, porem na parte mais complicada existe uma corda, o que facilita bastante a chegada a Praia.
Agora é aproveitar esse verdadeiro paraíso de areias finas e águas claras, pouco conhecido da maioria dos cariocas. Lembrando sempre, que assim como a Praia do Perigoso, a Praia do Meio fica situada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, portanto dentro de uma área de proteção ambiental, onde é proibido o acampamento. Embora muitas pessoas o façam. A praia fica em mar aberto, podendo, dependendo das condições do mar, apresentar correnteza e não existe salva-vidas no local. Por isso CUIDADO !!!!!!
Mais fotos em dia de ressaca.
não é recomendada
Sobre a trilha
- Inicia-se na Estrada Roberto Burle Max, após a Praia da Barra de Guaratiba
- Tem cerca de 2,5 km de extensão;
- Caminhada leve com 2 trechos escorregadios próximos ao final da trilha;
- 1 hora. o percurso (ida);.
- Atrativos: Belos visuais e banho de mar
A seta verde no mapa acima; indica o inicio da trilha
Gostou ???? Quer ir ??? Entre em contato. A gente combina.
Nunca fui na Praia do Meio, mas sou frequentadora do Perigoso. Amo esse lugar. <3
ResponderExcluirAo invés de descer o Perigoso é só seguir a trilha q em cerca de mais meia hora vc chegará a P. do Meio, porem o acesso a esta praia é mais complicado e bastante escorregadio, vá com alguém que conheça bem o local.
ExcluirLegal, cara!
ResponderExcluirÉ seguro parar o carro perto do início da trilha?
Sempre fui para o perigoso e sempre parei o carro no início da trilha.
ResponderExcluirQuase em frente à um mini mercado.
Sempre esteve lá quando eu voltei.
Só não deixa os vizinhos saber que esta indo acampar.
Pq eles meio que não gostam muito.
Tem muita gente que zoa o local.
ja acampei umas 3x na praia do meio amo esse lugar, fiquei 12 anos fora do Rio gostaria de voltar esse ano no carnaval mas acho q n lembro o caminho ahaaaa , e sera q ainda é seguro?
ResponderExcluirFui ontem! Uma pena que a água da fonte não está propriia para consumo, leve água!
ResponderExcluir