domingo, 19 de abril de 2015

A Reserva Biológica do Tinguá.

Fala Galera!!!!!

Há muito tempo que eu queria conhecer. Já havia buscado informações, pesquisado em sites e blogs e visualizado no Google Earth. Mas não  conseguia nada além de informações que levavam somente para as cachoeiras do Tinguá e a de Jaceruba. Locais muito frequentados e com trilhas limitadas. Esta ultima, Jaceruba, eu já conhecia. E foi justamente indo para este local na ultima quarta-feira (15/04), que na estrada (de terra) de acesso, vi, na localidade de Rio D'Ouro, diversas trilhas que seguiam para dentro da Reserva!!!!!!!!

Desde quarta, que não pensava em outra coisa. Tinha que retornar ao local e fazer uma daquelas trilhas. Falei com o Mathes Cutrim, que de primeira topou a aventura, combinamos então, que neste sábado (18/04) iríamos até o local e exploraríamos um dos acessos.

Combinamos pegar o trem em direção a Nova Iguaçu as 7 hrs, para estarmos antes das 9hrs no ponto do ônibus para Jaceruba. (o proximo só as 11hrs!!!!!)
As 7 estava eu  na estação e mandei um WhatsApp para o Mathes. O puto ainda estava dormindo kkkkk, mas apesar disso conseguimos chegar em New Iguaçu por volta de 8:40.
Enquanto aguardávamos na fila, conhecemos duas pessoa que iam acampar na região (pai e filho). Começamos a conversar com a dupla. O pai conhecia bem as trilhas do local e por coincidência iam acampar bem próximo as trilhas que pretendíamos conhecer.
Durante o caminho subiram outras pessoas que iam acampar tambem com eles. Depois de 1:40h de viagem, sendo ela boa parte da viagem em estrada de terra, bastante esburacada, descemos, no meio do nada, próximo a um dos acessos.
Ele (o pai), que realmente conhecia bem o local, nos indicou uma trilha para seguirmos, passando todas as dicas e coordenadas, para chegarmos a uma parte de floresta onde seria poissível tomar um bom banho de rio.

Nos despedimos do grupo e adentramos na trilha. que começava bem ao lado de um rio, o Rio D'ouro, o qual fomos passando em seu leito por 2 ou 3 vezes em nossa caminhada.
O início da trilha
O Rio D'Ouro
O lugar é realmente incrível!!! Uma Biodiversidade, que eu ainda não havia encontrado em nenhuma trilha no Rio. A primeira parte da caminhada é feita por uma vegetação típica de Cerrado, pequenos arbustos, muitas flores, insetos e borboletas.





Após cerca de 40 min, sempre de trilha plana, chegamos a uma parte que a trilha é interrompida por um grande charco, tentamos contornar, mas a vegetação estava alta. Não tinha jeito, ou retornávamos ou atravessamos o charco que tinha cerca de 5 ou 6 mts de extensão. Não teve jeito, pé na lama e seguimos na trilha.
O Charco.
Vencido este obstáculo, chegamos, após mais uns minutos de caminhada, a uma parte da trilha em que mais uma vez cruzamos com o Rio D'Ouro. O rio que no inicio da trilha tem suas aguas ligeiramente barrentas devido ao tipo de terreno. Neste trecho já corre em terreno arenoso entre muitas pedras e suas águas são límpidas.




O que começa a mudar tambem é o tipo de vegetação, os arbustos e as plantas rasteiras começam a dividir espaço com grandes arvores, típicas da mata atlântica. Seguimos assim por mais alguns minutos para depois entrarmos finalmente em mata fechada. É como se passássemos por um portal tamanha a diferença de temperatura e vegetação.


Após cerca de 1:30 h de caminhada chegamos a parte em que o rio forma poções. ideais para um bom banho e mergulho.



Resolvemos seguir e o  que nos chamou a atenção é o tamanho da calha do rio. O riacho que corre sereno por entre as rochas. Tem o seu volume ampliado muitas e muitas vezes em dias de enxurradas. Chegamos em um trecho em que de uma margem a outra o rio tem uma calha de mais de 15 mts de largura. Podemos notar ainda, diversos troncos de arvores que foram literalmente arrastados em dias de chuva forte. Pelas marcas nos barrancos e pela altura dos gravetos pressos em pedras ou arbustos, calculamos que o rio tem o seu volume aumentado em pelo menos 50 vezes!!!. Trechos em que normalmente temos uma profundidade de meio metro, nos dias de enxurradas passam fáceis dos 3 mts de altura. Sinistro!!!!!!!!!

Vários troncos que são arrastados pela correnteza
Duas coisas que infelizmente notamos é o vandalismo: Pichações e lixo no caminho, também fazem parte do cenário, mesmo em um local tão distante e de difícil acesso.
A outra é a presença de caçadores na Reserva, ouvimos várias vezes o estampido de tiros vindos do interior da mata.

E foi isso galera, durante esta caminhada vimos tambem muitas outras trilhas, que com certeza iremos explorar futuramente.

11 comentários:

  1. Tem certeza que os tiros eram de caçadores de animais??? Esse rio de janeiro é muito perigoso....eu gostaria muito de conhecer esses locais mais afastados... mas realmente tenho muito medo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, muito provavelmente os tiros eram de caçadores sim, pois infelizmente é comum a presença deles dentro da Reserva. Para esse tipo de passeio é sempre aconselhável ir em grupo e com pessoas que conheçam bem a região, Obrigado por participar,

      Excluir
  2. já fui lá há muitos anos atrás. Fiz inclusive um curso de gestão ambiental lá na onda verde.
    casaloutdoor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato,queria mt saber como faço para chegar nesta trilha gostaria mt poder conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Blz Renato! Cara, gostei muito de suas postagens. Li todos em um dia! Hoje moro no sul do país, mas sou carioca e fanático pela natureza de nossa cidade e cercanias. Fiz muitas das trilhas que vc descreve e muitas que não fiz, é como se estivesse lá. Fiz muita trilha sozinho revirando a Floresta da Tijuca, Pqe da Pedra Branca, dormindo na caverna da Pedra da Tartaruga no tempo em que o eremita Batata ainda morava lá e principalmente o Mendanha, lugar que vasculhei vários cantos quase intocados e que conheço bastante (treinei muito lá no tempo que era pára-quedista), onde o turista de fim de semana não tem coragem de ir. Muito bom seu blog. Quem sabe quando voltar para para o Rio não marcamos uma trilha menos trafegada no Mendanha ou Floresta da Tijuca. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal isso estou fazendo um trabalho sobre essa regiao

    ResponderExcluir
  6. Como faço para chegar lá?
    Tem como me passar a localização? Passo a passo..

    ResponderExcluir
  7. Eu moro perto do rio d'ouro. Rs...
    Lugar sensacional, mais ja bastante conhecido e visitado por moradores locais, amigo quando voce volta no rio d'ouro pergunte para os comerciantes aonde fica o 'no limite' fui 3 vezes nesse local, muito bom. Local de difícil acesso, certamente quando chegar lah vai esta sozinho mais de 1:30min de subida em mata fechada e incline atravessando riachos com correnteza e no final da caminhada e recompensado com uma queda dagua e uma piscina natural espetacular. local nao tem trilha se baseo pela descida do rio, nao tem presença de pessoas no local e nem do ibama infelizmente. Sendo assim muito presente resto de fogueira e armadilha de caçadores, na próxima vez vou pegar a localização do local com o gps e posto

    ResponderExcluir
  8. meu objetivo é chegar no topo do nariz da serra de tingua, ja esteve lá? se nao poderiamos montar uma equipe

    ResponderExcluir
  9. Vcs conhecem a trilha que da acesso ao ponto mais alto da Reserva Do Tinguá?
    Uns dizem que se chama pico do Tianguá, outros falam que é chamado de Dedo Mindinho de Deus. A falta de informações claras me deixa bastante perdido em relação por onde começar

    ResponderExcluir