terça-feira, 23 de julho de 2013

Como chegar as Praias Selvagens - Praia do Perigoso.

Fala Galera!!!

Sem duvidas, as perguntas que mais eu ouço com relação a trilhas são: Voce já foi nas praias selvagens ?? Conhece a trilha pra lá ?? E de tanto ouvir essas perguntas decidi descrever, nesta e em futuras postagens, as trilhas para as 4 praias que formam esse verdadeiro paraíso escondido entre Guaratiba e Grumari. E a primeira delas é para a Praia do Perigoso.
Praia do Perigoso
Seguir pela Estrada Roberto Burle Marx, após passar pela Praia da Barra de Guaratiba e pela escadaria, de onde já se tem um belo visual, devemos virar a esquerda e subir até o final da rua a trilha inicia-se a direita de um bar . No inicio existem alguma casas, que logo ficam para trás com 1 ou 2 minutos de caminhada, até entrarmos na trilha propriamente dita.
Foto feita do final da escadaria
Ao fundo Barra de Guaratiba
O Inicio da trilha
A trilha é bem demarcada e segue serpenteando pela encosta do morro, ora subindo ora
descendo, praticamente sem bifurcações, a exceção de algumas trilhas a direita que levam para as pedras, muito utilizadas por pescadores. Não recomendo acessar essas trilhas pois são bastante escorregadias e passam por penhascos e barrancos de onde uma queda pode ser fatal.

Por ser uma trilha que vai beirando a encosta do morro, em diversos pontos se tem belos visuais para se admirar e fotografar.


Com cerca de 15 minutos de caminhada, chega-se a uma das trilhas a direita. Esta porem. vale a pena entrar e avanças alguns metros, pois dela se tem uma bela vista da Ilha Rasa de Guaratiba (a ilha do farol) e da Pedra da Tartaruga.
A ilha rasa de Guaratiba
A Pedra da Tartaruga
Com mais 10 minutos, chegamos a um pequeno riacho que cruza a trilha. No local colocaram um cano e é possível e aconselhável pegar água, já que na praia a água é bastante escassa.
A água que vem do cano é limpa e própria para o consumo. Porem, as pessoas que acampam ou pescam nas praias próximas, usam o local para lavar seus utensílios deixando muito lixo no local, que vão desde restos de comida atá fraldas descartáveis e absorventes. SIMPLESMENTE LAMENTÁVEL. 
A fonte onde a galera aproveita para recarregar as garrafinhas
 Seguindo a nossa caminhada, chegamos a parte onde trilha se divide. Se seguirmos em frente  iremos em direção a Praia do Meio. Se entrarmos a direita, que é a trilha correta para esta aventura, iremos em direção a Praia do Perigoso. É preciso ter bastante atenção nesta descida, pois a trilha é muito escorregadia.
Uma dica para não errar o acesso a esta trilha é se basear pelo morro da tartaruga, a descida fica na direção da cabeça da tartaruga.
A cabeça da tartaruga que serve de referencia para a Praia do Perigoso
Apos esta descida devemos virar a esquerda e caminhar por cerca de 50 m até chegarmos a Praia do Perigoso.
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso
A Praia do Perigoso fica situada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, portanto dentro de uma área de proteção ambiental, onde é proibido o acampamento. Embora muitas pessoas o façam. A praia fica em mar aberto, podendo, dependendo das condições do mar, apresentar correnteza e não existe salva-vidas no local.

Mais fotos...
A praia vista da Pedra da Tartaruga 



Visual da Trilha - a Pedra da Tartaruga
Visual da Trilha - Ilha Rasa de Guaratiba 
Visual da Trilha - Ilha Rasa de Guaratiba 
A praia em dia de ressaca


A Pedra da Tartaruga 


Sobre a trilha

  • Inicia-se na Estrada Roberto Burle Max, após a Praia da Barra de Guaratiba
  • Tem cerca de 2 km de extensão;
  • Caminhada leve com trecho final escorregadio;
  • 45 min. o percurso (ida);.
  • Atrativos: Belos visuais e banho de mar



A seta verde no mapa acima; indica o inicio da trilha

Gostou ???? Quer ir ??? Entre em contato. A gente combina.

42 comentários:

  1. Oi, Renato.
    Adorei suas dicas pra fazer a trilha das praias selvagens, tudo muito bem explicado Semana passada fiz a trilha seguindo suas dicas e foi bem tranquilo. Já estou combinando de ir novamente.
    Você sabe dizer como é a trilha durante à noite? Tem histórico de assaltos?

    Abraço,
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina!!! Tudo bem??? Que bom que minhas dicas foram uteis para seu passeio... Muitas pessoas fazem esta trilha a noite, principalmente nas sextas e vésperas de feriados... Não é comum ocorrerem assaltos nas trilhas.

      Ps desculpe a demora na resposta.

      Abç
      Renato Monsores

      Excluir
  2. Renato, quero marcar de ir... quando vc vai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!! vou programar e te informo.

      Ps desculpe a demora na resposta.

      Excluir
  3. Oi estou organizando de fazer a trilha nesse sábado com uns amigos. Vou seguir suas dicas ... Quer vir com a gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, muito obrigado pelo convite. Mas neste sábado, tenho um compromisso. Mas em uma próxima oportunidade irei com certeza. Um bom passeio pra vcs.

      Excluir
  4. Oiiii Renato achei super interessante suas dicas mais fico com um pouco de medo por nunca ter ido lá, é realmente seguro, vou com um grupo de amigas masi nenhuma delas conhecem tbm o lugar eu que estava vasculando aqui e achei sobre esta praia, aguardo sua informaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruninha!!!! Obrigado por visitar meu blog. A trilha e a praia normalmente são bem tranquilas... Caso queiram eu levo vcs até lá, é só combinar.

      Excluir
  5. Renato, rola de fazer esse trilha de bike?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser uma área de proteção ambiental, não é permitido o uso de Bikes para evitar o desgaste das trilhas.

      Excluir
  6. Se alguem tiver afim de fazer está trilha dia 18/05 estarei fazendo. Sou de sp e estarei de passagem no rio

    ResponderExcluir
  7. E uma pergunta renato da pra ir de busão pra guaratiba do centro do rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 opções:

      1 - Pegar um trem até Campo Grande, caminhar até a rodoviária e pegar o ônibus 867 (cpo Grande-Barra de Guaratiba)., ou

      2 pegar um ônibus até a Barra da Tijuca, pegar o BRT e descer na Estação Ilha de Guaratiba e pegar o 867 (cpo Grande-Barra de Guaratiba)

      Excluir
  8. Até onde posso ir de carro e estacionar para iniciar a trilha? Tem algum nome de rua onde podemos deixar o carro, onde seja mais próximo do início da trilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem estacionamento na Praia da Barra de Guaratiba. No final da Estrada Burle Marx.Fica a cerca de 300 mts do inicio da trilha.

      Excluir
  9. Obrigado. Só mais uma pergunta. Sabe o valor do estacionamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer... No próximo sábado, dia 26/07 faremos uma caminhada a Praia do Meio, ca so interesse tem informações aqui no Blog ou na Fanpage https://www.facebook.com/events/297639213750267/?ref=22

      Abç

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Renato, vc tem alguma dica de pousada na região? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian,

      Sei que existem alguns hotéis e pousadas em Barra de Guaratiba, mas não tenho referencias.

      Excluir
  12. Olá, Renato... Gostaria de saber se tem algum outro caminho, sem ser a trilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de barco. Na Barra de Guaratiba vc encontra transporte para as Praias Selvagens.

      Excluir
  13. Oi Renato, Parabéns pelo blog! Eu estava com muito medo de ir mais depois de suas dicas fiquei mais tranquila pois nunca fiz essa trilha , queria fazer uma pergunta como faço para ir para barra de guaratiba da av brasil acesso deodoro? Se puder me informar ficaria muito grata, desde ja muito obrigado. abraços Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila!! Obrigado!!!! :)

      De carro vc deve acessar a Av. Brasil até Campo Grande, entrar na Estrada do Mendanha, passar por Cpo. Grande e acessar a Estrada do Monteiro e ir seguindo as placas até Barra de Guaratiba.

      De transporte púbico: pegue um trem até Cpo Grande, caminhe até a Rodoviária e pegue o ônibus 867 o ponto final dele é em Barra de Guaratiba.

      No dia 22/11 faremos uma Caminhada a Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso, ainda essa semana vou postar os detalhes deste passeio na Fanpage (https://www.facebook.com/rmmtrilhas/events?ref=page_internal), caso vc queira nos acompanhar, será super bem vinda!!!

      Abgs

      Renato Monsores

      Excluir
  14. Decidimos ir à Praia do Perigoso e busquei informações pela net... E, apesar de todas as pesquisas, constatei que nenhuma delas foi fidedigna ao que encontramos. O lugar é belo, sem sombra de dúvidas, mas, a caminhada não é leve!!! talvez moderada, se observados alguns aspectos.
    Também não acredito que sejam somente 2km. A caminhada é extensivamente desgastante, principalmente se for realizada no verão. Sol escaldante e caminhada não combinam.
    A trilha é em alguns momentos muito íngreme, e, para aqueles que estão "fora de forma" (assim como eu), é necessário encontrar um ponto de apoio (as próprias mãos ou auxílio de outra pessoa).
    Em média, cada pessoa, considerando o tempo gasto de ida e volta, consome muita água. Se não estiver preparado para levar 1 litro de água por pessoa, acredite, a sede irá falar mais alto. Quanto ao tempo gasto no percurso, gastamos em média 1:25 para ir e o mesmo tempo para retornar. Em razão do grande desgaste, paramos muitas vezes para recuperar as forças. Calçar tênis também faz toda a diferença. Muitas pessoas fazem a trilha de chinelo. Talvez por acreditar que não tenham inconvenientes. Mas, em alguns trechos com muita areia, torna-se muito escorregadia a caminhada. Já quanto ao relatado por quase todos, o lugar é lindo, porém, muita sujeira é deixada para trás pelos frequentadores. Em alguns pontos há forte odor de fezes. Também existem alguns adeptos a um "baseado". Estão em todos os pontos da praia. Alguns "amantes" também parecem não se importar com as pessoas a sua volta, e utilizam a água do mar para umas carícias mais ousadas. Enfim, considere que este passeio é uma aventura. esteja preparado para se divertir até mesmo com os imprevistos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar. Pena q vc não tenha deixado seu nome.

      Excluir
  15. Muito bom seus comentários Renato é de grande ajuda. Pretendo fazer esta trilha da praia do perigoso neste mês. Já vi acima q vc diz q existe estacionamento no final da estrada Roberto Burle Marx, mas gostaria de saber mais alguns detalhes, se puder é claro. Tipo, se este estacionamento é de fácil localização, é só ir seguindo a estrada que achamos ele ? E se este estacionamento é um daqueles q temos q madrugar para conseguir vaga ? rsrsrs. Gostaria de saber também qual o dia ideal para fazer a trilha, fim de semana ou de seg a sex, isso já pensando no estacionamento em questão de vagas né. Grato pelas dicas. Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz o estacionamento a que me refiro é na praia. É bom chegar cedo, pois nessa época de verão as vagas se escodam logo, E tambem para fazer a caminhada, pois é uma trilha exposta e o sol não esta para brincadeira rs

      Melhor ir durante a semana.

      Em fevereiro, devo marcar uma caminhada para este local, querendo nos acompanhar é só acompanhar as publicações em nossa FanPange,

      Excluir
  16. Fiz a trilha em 11/01/2015, achei a trilha moderada, para crianças acho um pouco mais perigosa devido a trechos que se fica bem próximos a margem e são derrapantes. O riacho que deveria estar no caminho da trilha esta completamente SECO, portanto levem muita água, não haverá outra forma de abastecimento. Odor de lixo é bastante característico quando esta chegando a Praia. MUITO LIXO pelo caminho todo e mais ainda acumulados numa área próximo a faixa de areia. A praia é maravilhosa, a água é perfeita, a trilha é cansativa mais vale muito a pena, achei a ida mais cansativa do que a vinda, existe também do lado direito sendo que na mesma descida do perigoso, uma faixa de pedras com areia grossa (com conchas quebradas - doí o pé se estiver descalço e também é muito quente) onde a água também é maravilhosa e consegui ver peixinhos "Sargentinhos".
    Tirando a sujeira que fazem pelo caminho e pelos CAMPINGS irregulares é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Tatiane, devido a falta de chuva o riacho secou completamente, e nesta época de verão e féria o local fica realmente muito cheio e mal frequentado, com muito lixo. No proximo dia 25 a Ong Amigos do Perigoso fará um mutirão de limpeza no local. Mas infelizmente em poucas semanas o local estará sujo de novo. A praia a direita, que vc se refere é a Praia dos Buzios e com a maré mais baixa é possivel observar tambem diversos Ouriços-do-mar. Obrigado por participar.

      At.

      Renato Monsores

      Excluir
    2. Bom Diaaaa Renato...
      Eu e umas amigas estamos querendo fazer essa trilha... E queremos levar nossos pequenos... Vc acha ruim levarmos as crianças?? Um grande abraço...

      Excluir
    3. Olá Daiana. Bom dia!!!
      Depende do tamanho das crianças. E da temperatura no dia da trilha, em dias quentas sempre é mais desgastante.

      Excluir
  17. Ola Renato, me chamo Mairla Nascimento, adorei as suas dicas. Ja fui a 8 anos atras com um pessoal, mais fui a noite entao nao consegui mesmo aprender a trilha, ainda mais que faz muitos anos que fui visitar esse paraiso..rs Mais adorei conhecer, porem tenho muita vontade de voltar la, so que como nao sei, tenho um certo medo de me perder, pq quando eu fui o pessoal que tava comigo ja ia a muito anos pra la, e eles me falavam que pra pegar essa trilha tem que ir com alguem que conhece, pq se for sozinho pode se perder, gostaria de perguntar se e verdade ou se so quiseram me assustar mesmo? Kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mairla.

      No proximo dia 15/03, faremos uma caminhada para este local, caso vc queira ir todos os detalhes estão em nossa FanPage ou pelo whatsapp 98057-8933.

      Renato Monsores

      Excluir
  18. Tem muito risco de se perder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não a trilha é bem demarcada e tem sempre gente no local.

      Excluir
  19. Parabéns Renato pelo blog e por sua dedicação e empenho, muito legal e pra mim foi uma das melhores praias que ja fui. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Renato, vou com amigos em janeiro, seguindo suas dicas, gostaria de umas informações, acamparemos no local, é um local perigoso? Li que se trata de uma praia em que muitos acampam, mas gostaria de certificar.

    ResponderExcluir
  21. Olá, será que tem risco em levar uma criança de 10 anos? Ele é aventureiro e tem muita disposição.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,
    o inicio da trilha é no final da Estrada Roberto Burle Marx ,poderia me passar o número da rua ?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Também pretendo ir a Praia do Perigoso em breve . . .

    ResponderExcluir