sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pico da Coragem - Japeri


Há algum tempo atrás, andando pelas ruas, vi  um anúncio da Super-via que dizia: " A Super-Via leva você a lugares incríveis, o Pico da Coragem em Japeri é um deles". Tão logo tive um tempo, fui para a internet e procurei informações sobre o local. É um belo mirante natural, que atinge 530 mts em sua parte mais elevada, muito procurado pelo pessoal da Asa Delta e Parapente. O local conta com 2 rampas, sendo 1 natural. E foi através de um site sobre voo livre (Guia 4 ventos Brasil) que consegui informações a respeito do local de acesso para a trilha. "Fui" para o Google Earth e constatei que o inicio da trilha era relativamente próximo a estação de trens de Japeri.

Em um dia de semana, na parte da tarde, resolvi "sondar" o local. Peguei um trem até Japeri, caminhei até o local previamente observado via satélite, e comecei a colher informações com os moradores, em um ponto todos foram unanimes: "É um caminhada bastante pesada" e que na verdade a trilha era uma estrada de pedra, em alguns trechos, larga o suficiente para passar 2 carros ao mesmo tempo. Resolvi subir um pouco para ver como era. Subi, conversei com mais alguns moradores a respeito da segurança  do local: Tranquilo sem registro de assaltos ou coisas do gênero. E resolvi marcar a volta para o sábado ou domingo seguinte.

Início da trilha a o Pico da Coragem

No domingo, 07 de julho de 2011, acordei bem cedo e parti para Japeri,  por volta de 9:30 hrs, iniciei a subida. No princípio a estrada segue praticamente plana, sendo margeada por pequenos sítios, após cerca de 30 minutos de caminhada, chegamos a uma porteira, a qual devemos abrir e fechar. Apos cruzarmos a porteira, começamos a ouvir o barulho de água, é o Rio da Saudade, que neste ponto corre paralelo a estradinha. Mais alguns metros a frente viramos a direita e iniciamos uma subida mais ingrime, em compensação somos contemplados com uma bela vista da cidade de Japeri, cortada pelo Rio Guandu.

Japeri
Rio Guandu

Continuando a nossa caminhada, seguimos agora por um vale "surreal", sempre em subida constante.

O vale "surreal"
Ainda no vale
Após o vale, chegamos a 2 grandes torres de energia, de onde passamos a visualizar também a zona rural de Japeri e parte da Serra do Tinguá.

Chegando as grandes torres

As grandes torres

Zona rural de Japeri

Ao Fundo a serra do Tinguá

Zona rural de Japeri

Depois de passarmos pelas torres, chegamos a parte mais ingrime da trilha, uma p... ladeira,  e em cerca de 30 minutos, avistamos a primeira rampa para saltos, situada a 455 mts do nível do mar.

A rampa - 455 mts do nível do mar
Biruta
Visual da rampa - ao Fundo Serra do Tinguá
Deixando a  primeira rampa
Depois da primeira rampa, a estradinha se torna uma trilha, bem demarcada, que segue protegida pela sombra das arvores por cerca de 600 mts de extensão, até chegarmos a Rampa Leste, uma rampa natural situada a 530 mts de altura, um lugar de visual fantástico. 

Chegando a Rampa Leste - O Pico da Coragem
Visual  do Pico da Coragem - Ao fundo a codilheira de montanhas da Serra do Mar
Sequencia de morros do Pico da Coragem, parte da Serra do Tinguá (Jaceruba)
Ao fundo a Serra do Tinguá
Visual  do Pico da Coragem - Zona rural de Japeri
Visual  do Pico da Coragem - Zona rural de Japeri
Placa informativa
Após alguns minutos de contemplação solitária, chegou a galera do Parapente, animada com as condições do vento, que segundo eles estava favorável a decolagem. Papo vem- papo vai, e não é que um deles me convidou para um voo-duplo, convite de pronto recusado rsrsrs. Quem sabe um dia ...




Depois da última decolagem, resolvi iniciar a volta, pois já passava de 1 da tarde (também conhecida como 13 hrs), ao retornar a primeira rampa constatei que diferentemente do momento da subida agora ela estava cheia de pessoas. 
Galera do voo
Galera do voo
Galera do voo

Na descida enquanto fazia mais alguma fotos, aproveitando a bela tarde de inverno,  presenciei uma cena no mínimo engraçada: Um pick-up D-20, vinha subindo e em uma determinada ladeira, o carro simplesmente não conseguiu subir, voltou de ré, o motorista ainda tentou mais uma ou duas vezes, sem exito. Nisso comecei a ouvir, ao longe, um barulho de motor, que se aproximava. Alguns minutos depois, pude avistar uma velha VW Variant azul fabricada na década de 80, que se aproximou e passou de passagem pela pick-up subindo o ladeirão tranquilamente. A "velhinha" "tirou onda" kkkkkk. 

Diademas amarelas
Descendo a trilha
Descendo a trilha

Antes de finalizar o passeio, resolvi descer até o Rio da Saudade, para um rápido refresco.
Rio da saudade
Rio da saudade
Na trilha do Pico da Coragem
Borboleta
Finalizando a caminhada

Sobre a trilha

  • Inicia-se na Rua Ari Schiavo, próxima a Rua Joaquim Teixeira.
  • Tem cerca de 4 km de extensão (até a rampa Leste, a trilha continua em direção a Conrado)
  • Caminhada semi-pesada, com trechos bastantes íngremes;
  • De 2hrs a 2:30hrs o percurso (ida)
  • Ponto culminante 530 mts;
  • Atrativos: Banho de cachoeira, belos visuais e voo livre.
  • Pode-se acessar a trilha de carro até a primeira rampa, de preferencia veículos 4x4 ou com "força no motor";



 Gostou ???? Quer ir ??? Entre em contato. A gente combina.

34 comentários:

  1. kkk engraçado, eu moro ai e nunca fui. Mais por medo da altura mesmo. Gostei das fotos.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô, tudo bem ??? Obrigado por acessar o nosso blog.

      Pode ir sem susto, a trilha, embora cansativa. não é perigosa. Não precisa passar por abismos ou escalar por exemplo.

      Se vc quiser ir é só entrar em contato, vale a pena o visual é incrível !!!!!.

      Excluir
  2. Moro em Japeri e já fui ao pico da coragem. Fiz parte do trajeto de motocicleta, mas a estrada de pedras subi a pé. É um ladeirão! Mas para quem curte um visual natural vale super a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila.!!!

      É um ladeirão mesmo!!! Mas compensa é um visual único!!! Como vc disse vale super a pena... Deu saudades desta trilha!!! Vou refaze-la qualquer dia desses.

      Obrigado pelo sua participação

      Renato Monsores

      Ps desculpe a demora na resposta

      Excluir
  3. valeu por mostrar em fotos a trilha. subi e desci em vôo duplo de parapente...o visual é incrível....Para quem soltar de parapente duplo é + tranquilo que a pedra bonita(menos risco), já não tem a correria pela qtd de pessoas que de lá soltam....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua visita a meu Blog, um abração.

      Excluir
  4. Indo de trem até Japeri , chegando lá alguém saberia informar como chegar neste local ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te passar um mapa, até amanhã do enviando.

      Excluir
    2. Oi Renato,
      Parabéns pelo relato. Vc sabe me dizer se é possível subir até a segunda rampa de bicicleta? Vc pode me mandar esse mapa da estação de japeri até o início da trilha?
      Obrigado

      Excluir
  5. EU e um primo queríamos voar de parapente. Qual o valor?

    ResponderExcluir
  6. EU e um primo queríamos voar de parapente. Qual o valor?

    ResponderExcluir
  7. Oiiii moro em japeri e nesse domingo passado dia 28/2/2016 foi com minha família ao Pico da coragem e foi muito divertido e re vigorante!!!! A subida e cansativa mais jo fim vem a recompensa, vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiiii moro em japeri e nesse domingo passado dia 28/2/2016 foi com minha família ao Pico da coragem e foi muito divertido e re vigorante!!!! A subida e cansativa mais jo fim vem a recompensa, vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  9. ADOREI SABER DESSE BELO PASSEIO. EM BREVE IREI ME AVENTURAR. E VC? QNDO PRETENDE RETORNAR? ACEITO SUA COMPANHIA, NAO QUERENDO SER INCONVENIENTE.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada! Vou subir o Pico da Coragem e seu blog foi o que forneceu as informações que eu mais precisava.

    ResponderExcluir
  11. fui la gostei muito so to esperando um evento que vai ter la de voo livre

    ResponderExcluir
  12. Nasci em Japeri e nunca tive esse privilégio ,agora nas férias farei de tudo para conhecer essa vista linda. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  13. Melhor blog com informações! Sou moradora e fui hoje pela primeira vez, subida bem pesada. Fizemos a subida em uma hora e meia até a segunda rampa! Simplesmente sensacional! Tô cheia de dor até agora , mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  14. Melhor blog com informações! Sou moradora e fui hoje pela primeira vez, subida bem pesada. Fizemos a subida em uma hora e meia até a segunda rampa! Simplesmente sensacional! Tô cheia de dor até agora , mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  15. Melhor blog com informações! Sou moradora e fui hoje pela primeira vez, subida bem pesada. Fizemos a subida em uma hora e meia até a segunda rampa! Simplesmente sensacional! Tô cheia de dor até agora , mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  16. Melhor blog com informações! Sou moradora e fui hoje pela primeira vez, subida bem pesada. Fizemos a subida em uma hora e meia até a segunda rampa! Simplesmente sensacional! Tô cheia de dor até agora , mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia meu amigo eu estou pesquisando para fazer essa trilha e achei o seu relato me ajudou muito Você pode me passar esse mapa fazendo um favor

    ResponderExcluir
  18. A partir da estação de Japeri, qual caminho seguir?

    ResponderExcluir
  19. Eu ja subi e amei ..linda vista .vomos fazer uma aula de muaythai foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Vou subir sábado. Estou com um pouco de medo pois nunca subi nada tão alto. Mas estou procurando caminhar mais e achei uma boa o convite.

    ResponderExcluir
  21. show de bola faço trilha na Serra do vulcão em nova Iguaçu gostaria de ir aí conhecer o pico da coragem agora já sei que o ponto de partida é da estação de Japeri vou partir pra essa aventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou de Nova Iguaçu e faço trilha com frequência na serra do vulcão estive ontem no pico da coragem e fiquei encantado com as belas paisagem que vi gostei e vou retornar novamente

      Excluir
  22. Vou fazer essa vizita no pico da coragem sou nascida e criada e numca fiu

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada pelas dicas!! Vou no sábado. Estava com medo, mas , pelo que vi, não é perigosa. Vlw

    ResponderExcluir