terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Morro Luis Barata

Quem gosta de mato, sempre que tem uma oportunidade vai para uma trilha. E eu que tenho o privilégio de morar próximo ao morro Luis Barata, aqui em Campo Grande-RJ, quase toda semana, fujo para lá. Então, nada mais justo que iniciar o blog por esta trilha a qual tenho um carinho especial.

Morro Luis Barata
Embora não seja um morro alto, após alguns minutos de subida, chegamos a "Pedra rachada" um belo mirante natural de onde podemos observar uma bela vista dos bairros de Campo grande e Vasconcelos, rodeados pelo Maciço da Pedra Branca, Mendanha e Serra do Vulcão, bem como,  Paciência, Santa Cruz e Costa Verde.
Bairro São Jorge, ao fundo Paciência e Santa Cruz
Campo Grande, Inhoaiba, Paciência e Sta Cruz. Ao fundo a direita Itaguaí e Baixada.
Ao fundo a serra do vulcão em Nova Iguaçu.
Campo grande com a serra do Mendanha ao fundo
Campo grande com a serra do Mendanha ao fundo
Campo Grande com  o Maciço da Pedra Branca ao fundo
Campo Grande com  o Maciço da Pedra Branca ao fundo

Especialmente nos meses de outono, inverno e começo da primavera, podemos observar belos pores-do-sol, que "se deita" caprichosamente sobre a Serra do Piloto na Costa verde.
Por-do-sol visto da Pedra rachada
Seguindo a nossa caminhada, em poucos minutos chegaremos a Pedra do Rui, este não é o ponto culminante do morro, mas, é sem duvida o que apresenta o mais belo visual !!!  Além da vista que se tem na Pedra rachada, pode-se observar também o prolongamento do Maciço da Pedra Branca em direção ao mar, bem como os bairros de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Restinga da Marambaia e Baia de Sepetiba .

A Pedra do Rui

Maciço da Pedra Branca face voltada para Guaratiba

Atrás da Pedra do Rui, ao fundo Sta. Cruz e Sepetiba

Guaratiba  e Restinga da Marambaia ao fundo.

A face voltada para Guaratiba do Morro Luis Barata é arborizado.
Além dos locais mostrados neste post, o Morro Luis Barata apresenta outros recantos como o Reservatório  Vitor Konder, que abastece alguns bairros da zona oeste, o Regimento de Policia Montada (RPMont), o Projeto de reflorestamento da Cedae e a parte do morro que segue em direção a Serra de Paciência... Mas isso é assunto para futuras postagens.



MORRO LUIS BARATA

Localização:  Bairro de Campo grande - RJ
Trilha: A principal se inicia no final da Rua Aratanha, na portaria da Cedae.
Altitude : 164 mts (Pedra do Rui)  177 mts no ponto culminante.
Atrativos : Paisagem.

Gostou ???? Quer ir ??? Entre em contato. A gente combina.

9 comentários:

  1. lindo!!!! Você sabe porque o nome Morro Luis Barata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise, obrigado por visualizar nosso blog.
      Qto ao nome eu não sei a origem. Mas vou pesquisar e te dou um retorno.

      Excluir
  2. Oi Deise

    A origem do nome Luis Barata, muito provavelmente se deu por conta da Família Fernandes Barata, originária da França, que chegou ao Brasil em 1770, instalando-se na zona oeste do Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estive hoje com minha esposa lá.tiramos cerca de 500 fotos...kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Que legal Carlos. Pelo visto vc gostou do lugar !!! Vc já conhecia ??? Se vc quiser publicar algumas fotos desta caminhada na pagina do face, fique a vontade, terei o maior prazer em compartilha-las. http://www.facebook.com/pages/RMM-Trilhas/401914949904025?ref=hl

      Abç.

      Renato

      Excluir
  3. Boa tarde! Tive a oportunidade de subir o morro uma vez há muito tempo, sou louca para subir de novo e levar meu marido para conhecer, mas sozinha não me garanto! Como podemos fazer para combinar uma subida? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, bom dia !!!!

      É só entrar em contato comigo e combinar que eu levo vcs. Vc pode entrar em contato pela Fan Page.: https://www.facebook.com/pages/RMM-Trilhas/401914949904025 pelo meu Face.: www.facebook.com/renato.monsores.94 ou pelo celular (21) 9135-4546.
      At

      Renato Monsores

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu cresci aí perto e já subi neste morro para mais de 30 vezes, não somente para apreciar a vista como também para apanhar manga, caju e jaca. realmente muito show. Boas lembranças me trazem dessa época.

    ResponderExcluir