segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O Reservatório Victor Konder

Fala galera!!!

Ando meio afastado do blog. Pura falta de tempo. Estou finalizando algumas historias e em breve irei posta-las.

Por hoje deixo com voces a postagem a respeito do reservatório Victor Konder, que abastece parte do bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio.

A obra foi concluída em 1928 e a inauguração ocorreu no ano de 1929, durante o governo de Washington Luis. Foi construído para reforçar a distribuição de água e sanar os problemas de abastecimento, ocorridos naquela época, especialmente nos bairros de Bangu, Campo Grande e Sta. Cruz . O projeto foi do engenheiro Paulo de Novaes e como foi inaugurado na gestão do Ministro de Viação e Obras Públicas, Victor Konder, recebeu o nome do mesmo
Vista aérea do Reservatório Victor Konder e sua sala de maquinas.
Teve seu funcionamento interrompido no ano de 1969, permanecendo desativado por 30 anos. Até que em 1999 foi reformado e reinaugurado, sob administração da CEDAE.


Tem capacidade para armazenar 26 milhões de litros, recebendo 180 litros por segundo e redistribuindo 140 litros/seg para cerca de 100 sub-bairros de Campo Grande, dentre eles: Centro, Monteiro, Magarça e Cabuçu.
Interior do reservatório

Interior do reservatório

Parte de cima - área gramada
Parte de cima - área gramada
Local de acesso ao interior do reservatório
Casa das máquinas



Altura máxima: 5 mts
Acesso ao interior
 

Maquinário para abertura e fechamento de agua
Estradinha de acesso
Devido a sua beleza, o conjunto arquitetônico encontra-se em tombamento provisório, aguardando tombamento definitivo pelo INEPAC - Instituto Cultural de Patrimônio Público e Cultural.



 






.
A cerca de 3 anos o reservatório e a sala de maquinas ganharam uma iluminação especial. Tornando ainda mais belo o local..







Gostou??/ Quer ir??? A gente te leva. É só entrar em contato pelo Facebook  ou pelo tel (21) 97209-9589

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Caminhada RMM Trilhas a Pedra Branca.

Fala galera!!!!

Seguem as fotos da Caminhada ao Pico da Pedra Branca, ponto culminante do município do Rio de Janeiro. a 1025 m do nível do mar.

Trilha longa e bastante puxada, percorremos cerca de 19 km vencidos em 5 horas, ida e outras 4 horas para o retorno, no total de cerca de 9 horas de caminhada.

7.15 da matina, inicio da caminhada.



O Jequitibá centenário





Ao fundo Campo Grande.







Recreio dos Bandeirantes, no meio da foto podemos observar o Morro do Pontal



Surpresas do caminho, uma caverna onde em seu interior corre um pequeno rio de águas cristalinas.


Um autêntico homem das cavernas

Um pequeno ninho.

Uma das muitas cachoeiras do Rio Grande

A trilha de acesso a Pedra Branca, após 3.30h de caminhada puxada e ainda faltavam mais 1.30h para chegarmos ao topo.


Mirante situado a cerca de 850m de altura, Ao fundo: Recreio, Reserva, Secreto, Macumba, Prainha e os morros de Barra de Guaratiba.



Mais surpresas!!!! Uma bela preguiça que ao perceber a nossa presença se encolheu no tronco, calma amiga, somos do bem.



Visual de cima da Pedra Branca.



A Pedra Branca, 1025 mts, ponto culminante do Rio.