terça-feira, 23 de julho de 2013

Como chegar as Praias Selvagens - Praia do Perigoso.

Fala Galera!!!

Sem duvidas, as perguntas que mais eu ouço com relação a trilhas são: Voce já foi nas praias selvagens ?? Conhece a trilha pra lá ?? E de tanto ouvir essas perguntas decidi descrever, nesta e em futuras postagens, as trilhas para as 4 praias que formam esse verdadeiro paraíso escondido entre Guaratiba e Grumari. E a primeira delas é para a Praia do Perigoso.
Praia do Perigoso
Seguir pela Estrada Roberto Burle Marx, após passar pela Praia da Barra de Guaratiba e pela escadaria, de onde já se tem um belo visual, devemos virar a esquerda e subir até o final da rua a trilha inicia-se a direita de um bar . No inicio existem alguma casas, que logo ficam para trás com 1 ou 2 minutos de caminhada, até entrarmos na trilha propriamente dita.
Foto feita do final da escadaria
Ao fundo Barra de Guaratiba
O Inicio da trilha
A trilha é bem demarcada e segue serpenteando pela encosta do morro, ora subindo ora
descendo, praticamente sem bifurcações, a exceção de algumas trilhas a direita que levam para as pedras, muito utilizadas por pescadores. Não recomendo acessar essas trilhas pois são bastante escorregadias e passam por penhascos e barrancos de onde uma queda pode ser fatal.

Por ser uma trilha que vai beirando a encosta do morro, em diversos pontos se tem belos visuais para se admirar e fotografar.


Com cerca de 15 minutos de caminhada, chega-se a uma das trilhas a direita. Esta porem. vale a pena entrar e avanças alguns metros, pois dela se tem uma bela vista da Ilha Rasa de Guaratiba (a ilha do farol) e da Pedra da Tartaruga.
A ilha rasa de Guaratiba
A Pedra da Tartaruga
Com mais 10 minutos, chegamos a um pequeno riacho que cruza a trilha. No local colocaram um cano e é possível e aconselhável pegar água, já que na praia a água é bastante escassa.
A água que vem do cano é limpa e própria para o consumo. Porem, as pessoas que acampam ou pescam nas praias próximas, usam o local para lavar seus utensílios deixando muito lixo no local, que vão desde restos de comida atá fraldas descartáveis e absorventes. SIMPLESMENTE LAMENTÁVEL. 
A fonte onde a galera aproveita para recarregar as garrafinhas
 Seguindo a nossa caminhada, chegamos a parte onde trilha se divide. Se seguirmos em frente  iremos em direção a Praia do Meio. Se entrarmos a direita, que é a trilha correta para esta aventura, iremos em direção a Praia do Perigoso. É preciso ter bastante atenção nesta descida, pois a trilha é muito escorregadia.
Uma dica para não errar o acesso a esta trilha é se basear pelo morro da tartaruga, a descida fica na direção da cabeça da tartaruga.
A cabeça da tartaruga que serve de referencia para a Praia do Perigoso
Apos esta descida devemos virar a esquerda e caminhar por cerca de 50 m até chegarmos a Praia do Perigoso.
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso 
Na Praia do Perigoso
A Praia do Perigoso fica situada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, portanto dentro de uma área de proteção ambiental, onde é proibido o acampamento. Embora muitas pessoas o façam. A praia fica em mar aberto, podendo, dependendo das condições do mar, apresentar correnteza e não existe salva-vidas no local.

Mais fotos...
A praia vista da Pedra da Tartaruga 



Visual da Trilha - a Pedra da Tartaruga
Visual da Trilha - Ilha Rasa de Guaratiba 
Visual da Trilha - Ilha Rasa de Guaratiba 
A praia em dia de ressaca


A Pedra da Tartaruga 


Sobre a trilha

  • Inicia-se na Estrada Roberto Burle Max, após a Praia da Barra de Guaratiba
  • Tem cerca de 2 km de extensão;
  • Caminhada leve com trecho final escorregadio;
  • 45 min. o percurso (ida);.
  • Atrativos: Belos visuais e banho de mar



A seta verde no mapa acima; indica o inicio da trilha

Gostou ???? Quer ir ??? Entre em contato. A gente combina.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Serra do Cantagalo - Paciência.

Fala Galera !!!!

Essa postagem é uma dica, principalmente para os moradores da zona oeste, para um passeio por uma trilha tranquila de fácil acesso e com um belo visual. E ainda, se for um dia de vento favorável,  apreciar a galera do Parapente e da Asa-Delta que fazem suas decolagens do local.
A Serra do Cantagalo
A trilha inicia-se na Estrada Santa Eugenia, na altura da Rua Colonos. É fácil localizar a entrada, existe uma porteira com um "Biruta", que auxilia o pessoal do voo. Entre, mas não esqueça de fechar a porteira, voce pode acessar esta trilha de carro, mas lembre-se, além de bastante esburacada existe um trecho íngreme, por isso recomendamos o uso de veículos 4x4 .

O caminho é bastante tranquilo e bem demarcado, após 5 minutos de caminhada já se tem uma bela vista do  local que é cercado de verde.
Visual da trilha - Bairro de Venda de Varanda
Visual da trilha - Bairro de Venda de Varanda
Visual da trilha -  Cemitério Jardim da Saudade
Visual da trilha - Ao Fundo a Serra de Paciência
Neste trecho também, o pessoal iniciante no Parapente arrisca suas primeiras decolagens, sob a supervisão de seus instrutores...
Neste dia aconteceu um fato divertido: Um rapaz gordinho preparava-se para a sua primeira decolagem. Devidamente equipado, ele inflou seu Parapente, o instrutor ao lado gritava: - Isso, vai, mantem, mantem.
O rapaz tava quase decolando até que o instrutor disse: - Agora vai, vai devagar... devagar
O gordinho decolou e foi direto descendo o pequeno morro, planando a meio metro do chão, ate aterrizar atropelando uma pequena moita. A galera toda aplaudiu: -  Êeee, valeu, uhuuu !!!!!!
Até que um gaiato gritou: - Valeu gordinho, foi reto, parecia até o BRT.
Risos de todos e eu segui o meu caminho. Valeu gordinho !!! Bons voos para você.


Com mais 15 minutos de caminhada chega-se a rampa natural situada a cerca de 100 mts de altura, de onde se tem uma bela vista dos bairros de Paciência, Sta Cruz, Sepetiba e parte de Guaratiba.



Ao fundo Venda de Varanda e Sta Cruz
Ao fundo Venda de Varanda e Sta Cruz
Ao fundo Venda de Varanda,  Sta Cruz e parte de Paciência
Paciência ao fundo A Serra do Vulcão (Marapicú)
Bairro de Paciência
Após a rampa a trilha segue plana e passa pela unica parte coberta, um trecho da floresta que se estende pela face voltada para Guaratiba, um lugar incrível com muitas borboletas !!!!

A trilha por dentro da floresta







A face voltada para Guaratiba 
Após o trecho de floresta a trilha segue até o topo do morro, porem neste dia o mato estava muito alto, cobrindo o caminho, como não podia ver onde estava pisando resolvi retornar,  fazendo mais algumas fotos.

Ao fundo as montanhas do Maciço da Pedra Branca
Ao Fundo Sepetiba
Venda de Varanda
Um pequeno lagarto

Já quase no final da trilha passei por um  rebanho bovino, com belos animais.



Sobre a trilha

  • Inicia-se na Estrada Santa Eugenia, na altura da Rua Colonos, em Paciência
  • Tem cerca de 2 km de extensão (até o topo), 1 km até a floresta, 700 m até a rampa.
  • Caminhada leve com apenas um trecho íngreme;
  • 1 h o percurso (ida), até o topo.
  • Ponto culminante 250 mts;
  • Atrativos: Belos visuais e voo livre.
  • Pode-se acessar a trilha de carro, de preferencia veículos 4x4 .  

Exibir mapa ampliado

Gostou ???? Quer ir ??? Entre em contato. A gente combina.